John Piper: "A teologia católica é uma heresia. Eu diria isso ao papa".
- Palavra Abençoadora
- 13 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2024
De acordo com o teólogo renomado John Piper, a principal diferença teológica entre protestantes e católicos reside na questão da justificação apenas pela fé. Se ele tivesse a chance de conversar com o papa, afirmaria que a doutrina católica é herética.
Durante um episódio de seu podcast, Piper foi indagado por um ouvinte sobre o que diria ao papa em um encontro hipotético. A pergunta era: "Se você tivesse dois minutos para falar com o papa, o que diria a ele?".
Piper, surpreso, admitiu que nunca havia pensado nisso antes, mas mencionou que, se tivesse essa oportunidade, começaria a conversa pedindo ao líder católico que explicasse sua visão sobre a doutrina da justificação:
"Nunca pensei nisso. [...] Eu diria: 'Você poderia, em um minuto, explicar sua visão da justificação?' E então, com base na resposta dele, eu daria minha opinião sobre a justificação", afirmou.
Para o teólogo reformado, a diferença entre as crenças dos dois lados é tão grande que o diálogo ainda é inviável: "Acho que Roma e o protestantismo ainda não estão prontos. Não acho que a Reforma tenha acabado. Não creio que tenham ocorrido mudanças suficientes na compreensão romana sobre a justificação e vários outros aspectos".
Piper destacou que escolhe a justificação pela fé como principal ponto de discordância porque é central na teologia católica. Ele poderia também abordar questões como a autoridade papal, a natureza da missa, o papel dos sacramentos ou a posição de Maria.
"Esses assuntos parecem ser secundários em relação ao ponto principal: você ensina que devemos confiar inteiramente na justiça de Cristo imputada a nós, somente pela fé, como a base para que Deus seja 100% a nosso favor, e que a santificação vem depois? Você ensina isso? Se ele dissesse 'não, nós não ensinamos isso...', eu diria que é isso que está no coração da teologia romana".
Concluindo, Piper afirmou: "A teologia católica é uma heresia. Eu diria isso ao papa".
Comments